Posted by : A.C.D.V. sexta-feira, agosto 21, 2009

Rodrigo virou bixo

Jovem que nasceu cego está prestes a realizar seu grande sonho: freqüentar a
universidade


A aprovação no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é ainda mais especial para o aluno Rodrigo Gonçalves da Silva, 22 anos. O jovem, que nasceu cego, brigava por uma vaga na universidade há quatro anos. Esta semana, ele revelou ao Diário que conta os dias para começar a faculdade. As aulas no curso de Letras/Espanhol começam em agosto.
Mas nem tudo é alegria para Rodrigo. O novo estudante da UFSM ainda não conseguiu transporte para levá-lo até o Campus.
- Procuramos algumas empresas, mas elas não querem me levar. Acham complicado - destaca.
A outra dificuldade é o material de estudo. Rodrigo já sabe que não terá muitos livros em braile - linguagem para cegos inventada no século 19. Por isso, precisa comprar um gravador para registrar as aulas. Como é de uma família humilde, comprar o aparelho será outra difícil missão.
Apesar das dificuldades, Rodrigo diz que nada o assusta. O jovem que aprendeu a ver o mundo de outras formas nunca desistiu de seus objetivos. Para ele, tudo será resolvido:
- O fato de fazer o vestibular já foi uma conquista. Agora, quero concluir meu sonho maior, a faculdade.
Rodrigo conta que o esforço foi o principal ingrediente para conquistar uma vaga na UFSM. Depois de três anos estudando com a ajuda da avó, que lia os conteúdos para ele, em 2003, o jovem passou a freqüentar um cursinho da Rede Cipel. O estabelecimento conseguiu polígrafos em braile para o rapaz estudar normalmente.
- Ficou mais fácil. Mesmo assim, precisei estudar bastante - diz.
Um dos moradores mais famosos do Residencial Lopes, Rodrigo também é conhecido por ser amante do futebol. Colorado fanático, ele diz que 2004 está sendo um ano espetacular.
- Passei no vestibular, e o meu time é tricampeão. Não é sempre que isso acontece - brinca.
Artigo do Diário de SM em June.17, 2004

Popular Post

Blogger templates

"Estamos no início da nossa caminhada, temos muito que trabalhar em beneficio dos deficientes visuais de Santa Maria e região"
Rua Manuel Ribas, 1924 A
Vila Belga
Cep.: 97010-300 Santa Maria- RS.
Segunda a Sexta feira, 08 hs as 12:00 hrs.
14:00 hs as 17:30 hs
acdvsm@yahoo.com.br

A.C.D.V.

Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Quem somos?

Minha foto
SM, RS, Brazil
"Somos uma associação sem fins lucrativos preocupada em promover a acessibilidade o Deficiente Visual, oferecendo-lhe condições para qualificação educacional e profissional, procurando inserí-lo no mercado de trabalho"

About

A Associação dos Cegos e Deficientes Visuais (A.C.D.V.) foi fundada em nove de maio de 2003 na cidade de Santa Maria-RS. É uma entidade sem fins lucrativos, integrando e atendendo as pessoas deficientes da visão, e criando um impacto positivo na região e comunidade. A quem atende? Atende pessoas com deficiência visual, cegas e com baixa visão de natureza congênita ou adquirida. Bebês prematuros, de baixo peso e que tem risco de problemas visuais. Crianças e adultos cegos ou em risco de perda de visão. O que a ACDV oferece? Estimulação e reeducação visual, fisioterapia, apoio escolar, artesanato, escrita Braille, atividades da vida diária, grupos de atendimento psicológico e oportunidade de participar de cursos de informática com os programas Dox Vox e Virtual Vision. Qual o horário de atendimento? De segunda a sexta-feira das 14h as 17h30min. Endereço: Rua Manuel Ribas, 1924-A. Vila Belga Santa Maria RS-Brasil Fone: (55) 55 3307-8804

Pesquisar este blog