sexta-feira, agosto 21, 2009

Superação,as histórias do Rodrigo(1)

Rodrigo virou bixo

Jovem que nasceu cego está prestes a realizar seu grande sonho: freqüentar a
universidade

A aprovação no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é ainda mais especial para o aluno Rodrigo Gonçalves da Silva, 22 anos. O jovem, que nasceu cego, brigava por uma vaga na universidade há quatro anos. Esta semana, ele revelou ao Diário que conta os dias para começar a faculdade. As aulas no curso de Letras/Espanhol começam em agosto.
Mas nem tudo é alegria para Rodrigo. O novo estudante da UFSM ainda não conseguiu transporte para levá-lo até o Campus.
- Procuramos algumas empresas, mas elas não querem me levar. Acham complicado - destaca.
A outra dificuldade é o material de estudo. Rodrigo já sabe que não terá muitos livros em braile - linguagem para cegos inventada no século 19. Por isso, precisa comprar um gravador para registrar as aulas. Como é de uma família humilde, comprar o aparelho será outra difícil missão.
Apesar das dificuldades, Rodrigo diz que nada o assusta. O jovem que aprendeu a ver o mundo de outras formas nunca desistiu de seus objetivos. Para ele, tudo será resolvido:
- O fato de fazer o vestibular já foi uma conquista. Agora, quero concluir meu sonho maior, a faculdade.
Rodrigo conta que o esforço foi o principal ingrediente para conquistar uma vaga na UFSM. Depois de três anos estudando com a ajuda da avó, que lia os conteúdos para ele, em 2003, o jovem passou a freqüentar um cursinho da Rede Cipel. O estabelecimento conseguiu polígrafos em braile para o rapaz estudar normalmente.
- Ficou mais fácil. Mesmo assim, precisei estudar bastante - diz.
Um dos moradores mais famosos do Residencial Lopes, Rodrigo também é conhecido por ser amante do futebol. Colorado fanático, ele diz que 2004 está sendo um ano espetacular.
- Passei no vestibular, e o meu time é tricampeão. Não é sempre que isso acontece - brinca.
Artigo do Diário de SM em June.17, 2004

Nenhum comentário: