Estimulação Essencial

PROFESSORA CLECIMARA VIANNA
ORIENTADORA NILZA FLORES

O que é? A educação para pessoas portadoras de necessidades especiais é entendida não só na dimensão educativa, mas também, como fator de desenvolvimento e participação sócio cultural. O programa de estimulação essencial é uma forma de propor experiências que favoreçam a criança com dificuldades no seu desenvolvimento visual. No caso da visão subnormal, que construam formas de ampliar seu campo visual, e, no caso dos cegos, que construam referências e estimulem seus esquemas motores para um desenvolvimento dentro do maior índice de normalidade possível.


Objetivo geral:

  • Identificar as dificuldades das crianças, procurando ajudá-las a buscar o máximo de suas potencialidades, a partir do trabalho de estimulação lúdica.
  • Ajudar a criança a usar o resíduo visual existente, resgatando todas as potencialidades perceptivas.
  • Possibilitando assim, estímulos para que haja um melhor desenvolvimento global.
  • Orientar a família e a criança para frequentar a escola e colaborar para que ela tenha um desenvolvimento adequado com a sua idade.


Objetivos específicos:

  • Traçar o perfil das crianças antes e depois das intervenções.
  • Proporcionar estímulos ao seu desenvolvimento global.
  • Estimular o uso da visão e o aproveitamento ao máximo da sua visão residual.
  • Desenvolver métodos e técnicas que auxiliem a autonomia da criança.
  • Facilitar o seu desempenho e integração no meio sócio-familiar, fortalecendo a sua auto-estima. 
  • Motivar e orientar os pais, como principais agentes estimuladores da criança em seu ambiente (atendimento e orientação as famílias).
  • Criar condições para que possibilite o desenvolvimento e aquisições de hábitos básicos de independência e cuidados (vestir-se, comer, usar o banheiro).
  • Promover condições para que ocorra o desenvolvimento integral da criança (biológico, psicológico, sócio-cultural).


Metodologia: A metodologia utilizada reuniu as proposta fundamentais de Piaget e Vigotaki, além da contribuição de outros autores. Caracteriza-se pelo sócio-interacionismo, onde sujeito e objeto interagem o tempo todo, concomitantemente com as situações sociais vivenciadas.


Tipo de atendimento: De forma individual, com agendamento ou em grupos de acordo com as necessidades das crianças; de 45 a 50 minutos.

Público alvo: Crianças com idades a partir de zero anos, desde que comprovadas as suas necessidades, no período relativo a educação infantil.