Histórico da A.C.D.V.

   A Associação de Cegos e Deficientes Visuais (ACDV), situada na cidade de Santa Maria/RS, foi fundada em 2003, por três pessoas que sentiram a necessidade de unirem se em uma Associação com o intuito de integrar e auxiliar os deficientes visuais.
   A professora Nilza Flores da Silva, o Sr. Érico Sauer e Cândido Taschetto Neto (deficiente visual) tomaram para si o desafio de dar andamento à união dos deficientes visuais santa-marienses em prol de um bem maior.
   A ACDV desde o principio foi uma associação sem fins lucrativos, preocupada em promover a acessibilidade do deficiente visual. 

    O iniciou de suas atividades foi em nove de maio de 2003, com muitas dificuldades, em um espaço pequeno, cedido pela Igreja Episcopal, eram realizados seus atendimentos, sendo esses de apenas uma hora semanal. Após um ano de muito trabalho passou a ser um encontro semanal no período da tarde.

   Nesse período foram criados o Estatuto e o Regimento da entidade, para em dezembro de 2005, com uma concessão de gratuidade dada pelo prefeito na época, através do decreto executivo de Nº 369 de 22 de dezembro daquele ano, ter sua sede na Casa da Cultura, Sala 15B, Praça Saldanha Marinho.


   Hoje, 13 anos após sua abertura, a ACDV encontra-se localizada na Rua Manoel Ribas, 1926-A, Vila Belga, onde realiza suas atividades desde Setembro de 2013. A atual localização foi cedida, por tempo indeterminado, pelo SESEF- Serviço Social das Estradas de Ferro.
   O novo endereço possibilitou a ampliação de suas atividades. Hoje a Associação oferece aos seus associados: Oficina de Informática adaptada ao deficiente visual, atividade física orientada, grupo de geração de renda e artesanato
 Ensino de Braille e Sorobã, Estimulação e Reeducação Visual (para crianças de zero a oito anos) e Treinamento Visual.
   Buscamos parcerias com a finalidade de promover qualidade e constante aprimoramento nos atendimentos por nós oferecidos.
  • A ACDV foi contemplada com o programa do MEC/SEESP Salas de Recurso Multifuncionais, através de um projeto desenvolvido,
  • É cadastrada nos conselhos de: Assistência Social e Conselho da Criança e do Adolescente.
  • É também cadastrada na SJDS (Secretaria de Justiça e Desenvolvimento social do RS). Conveniada com: Prefeitura Municipal de SM, ULBRA.
  • E possui um termo de cooperação com o SENAI-RS promovendo acesso dos deficientes visuais aos cursos de formação.
  • Associação de Cegos e Deficientes Visuais foi considerada de Utilidade Pública do Município Lei Municipal n° 5.124 de 2008.

   Tudo isso, prova que, esta associação está consolidada e crescendo a cada dia.
    Estamos no início da nossa caminhada, temos muito que trabalhar em benefício dos deficientes visuais de Santa Maria e região.

Missão: A plena integração das pessoas cegas e deficientes visuais.
Visão: Ser reconhecida como um centro de reabilitação e inclusão para pessoas cegas e deficientes visuais.
Valores: Um trabalho norteado pela ética, transparência e atividades integradoras, visando à defesa dos diretos e o bem-estar dos usuários.